C12T1 | Intervenção Pedagógica em alunos com Dislexia

27-11-2024

Curso de Formação (25 horas presenciais)

Releva para a Dimensão Científica e Pedagógica, de acordo com o previsto no Art.º 3.º do Despacho n.º 779/2019, com a redação do Despacho n.º 2053/2021.

Objetivos a atingir

• Entender os critérios de definição de dislexia, diferenciando o termo e a realidade educativa inerente de situações e conceitos próximos;
• Conhecer e ser capaz de debater alguns temas mais problemáticos relacionados com a dislexia;
• Reconhecer os modelos e as técnicas mais usuais de despiste e de avaliação complementar das situações de dislexia;
• Saber identificar a principal sintomatologia da dislexia, a sua etiologia e outros fatores a ela associados;
• Conhecer alguns dos instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção reeducativa;
• Conhecer as medidas educativas a aplicar no caso de alunos com dislexia
• Acautelar situações de avaliação conducentes a “falsos positivos e falsos negativos” pelas implicações na vida das pessoas envolvidas;
• Distinguir as várias formas de intervenção e ter das mesmas uma perspetiva crítica em face das respetivas potencialidades e fragilidades;
• Reconhecer e diferenciar materiais de intervenção específica na área da dislexia;
• Desenvolver técnicas que permitam aos formandos aconselhar os encarregados de educação a intervir junto dos seus educandos.

Conteúdos da ação

1. Enquadramento teórico (5h)
1.1. Definição de conceitos
1.2. Suporte Legal – breve análise
1.3. O papel dos diferentes atores: aluno, docentes, família
2. Estudo de um caso / o aluno com dificuldades específicas de aprendizagem – Dislexia
2.1. Avaliação e diagnóstico. (5h00)
2.1.1. Apresentação de diferentes materiais para avaliação e diagnóstico.
2.2. Intervenção Educativa (3h00)
2.2.1. Estratégias de reeducação
3. Preparação dos estudos de caso (9h00)
3.1. Caracterização do aluno e sua problemática – avaliação e diagnóstico;
3.2. Definição e planificação da atividade a desenvolver
3.3. Produção de materiais para a operacionalização da atividade.
4. Apresentação e reflexão dos trabalhos produzidos (3h00).

Regime de avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme como indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, nomeadamente o previsto no Regulamento Interno do CFAEde Viana do castelo e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Duração25 horas.
Dias de Duração10
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-122813/24