C69T1 | Coordenação interconcelhia das bibliotecas escolares

23-04-2025

Curso de Formação (50 horas)

Regime de Frequência e-learning

Objetivos a atingir
- Desenvolver as competências necessárias para o exercício das funções de CIBE;
- Conhecer, com profundidade, as orientações do programa e as formas de trabalhocom os diferentes interlocutores;
- Adotar metodologias reflexivas e baseadas na melhoria contínua.

Conteúdos da ação
Módulo 1: CIBE: Perfil e competências (2 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
- Competências e perfil do CIBE
- Estilos de liderança; advocacy das bibliotecas
- Tipo de trabalho/acompanhamento (escolas, centros de formação, SABE/BibliotecasMunicipais, autarquias, outros)
Módulo 2: Instrumentos de trabalho do CIBE (2 horas síncronas + 3 horasassíncronas)
- Análise SWOT da atuação do CIBE
- Plano anual de atividades do CIBE
- Mapa de deslocações no Sistema de Informação; boletim itinerário; atividade mensal
- Instrumentos de monitorização
Módulo 3: Planificar para executar (2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
- Projetos da RBE e a sua aplicação nas escolas/bibliotecas
- Referencial «Aprender com a biblioteca escolar»
- Plano anual de atividades das bibliotecas
Módulo 4: Gestão e monitorização (4 horas síncronas + 6 horas assíncronas)
- Um olhar sobre o espaço e os recursos (organização, equipamentos, recursosfísicos e humanos):
- Base de dados
- Processo de avaliação: plano de melhoria; recolha de evidências; relatório deexecução do plano de melhoria; relatório de avaliação
Módulo 5: Candidaturas RBE (2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
- Candidaturas RBE
- Contextos e práticas nas escolas: operacionalizar a mudança
- Monitorização das candidaturas
Módulo 6: Comunicação (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
- Técnicas de comunicação (ouvir de forma ativa, argumentar com lógica, falar paragrupos, gerir os média)
Módulo 7: Gestão de conflitos (2 horas síncronas + 2 horas assíncronas
- Abordagem de situações problemáticas

- Redes concelhias: da constituição ao funcionamento
- Catálogos bibliográficos
Módulo 9: Recursos humanos nas bibliotecas escolares (2 horas síncronas + 2 horasassíncronas
- Professor bibliotecário
- Assistentes de bibliotecas
- Equipas das bibliotecas
Módulo 10: Reflexão e perspetivas futuras (2 horas síncronas + 3 horasassíncronas)
- Relatório anual de atividades do CIBE
- Relatório de avaliação das bibliotecas
- Base de dados (rentabilização)

Regime de avaliação dos formandos
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver aolongo das sessões em-linha.
- Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo.
- Relatórios críticos individuais dos formandos.
- A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme oDespacho nº 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores e pelos critérios definidos pela DGE

Duração50 horas.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-132965/24