Modalidade: Curso de Formação (30 horas presenciais)
Destinatários: Docentes do Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário, com a exceção dos Professores dos GR 120, 220 e 330.
Objetivos a atingir
Desenvolver competências orais e escritas em Inglês;
Promover a partilha de informações no mundo educativo internacional;
Desenvolver a componente escrita através de actividades online em Inglês;
Implementar novas competências orais mediante o uso de jogos comunicativos em grupo;
Desenvolver confiança na expressão numa língua estrangeira;
Promover competências comunicativas específicas condutoras à participação em conferências e outras experiências formativas internacionais,nas mais diversas áreas e domínios do conhecimento;
Facilitar a comunicação com alunos que não dominem o português.
Conteúdos da ação
A. Language Use
1.Verb tenses:
1.1. Verbs to be/ to have got
1.2. Present simple
1.2. There is / there are
1.3. Present continuous
1.4. Modal verbs: can, can’t/ may/ must
2. Pronouns
2.1. Personal Pronouns
2.2. Possessive pronouns
2.2. Interrogative pronouns
3. Adjectives
3.1. Possessive adjectives
3.2. Word order
3.3. Degrees
4. Nouns
4.1. Plural nouns
4.2. Countable/ uncountable nouns
5. Prepositions
5.1. Prepositions of place
6. Connectors
7. Quantifiers
B. Contents/Vocabulary
1. Greetings/ Introductions (Hello/ My name is…/Good morning…)
2. Personal Identification/ Family
3. Physical/ Psychological description
4. Jobs
5. Feelings
6. Food and drink
7. Verb phrases
8. Places in a town
B. Skills
1. Giving personal information
2. Making suggestions
3. Ordering in a café
4. Telling time
5. Asking for information
Metodologias de realização da ação
Este curso destinar-se-á a todos os docentes que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos de Inglês e comunicar a um nível básico(A1/2)
O conteúdo do curso proporcionará aos formandos competências linguísticas e situações de treino de linguagem oral/escrita.
O curso está estruturado para maximizar as oportunidades de praticar Inglês através da incorporação de “roleplays”, atividades de troca deinformação, diálogos em contexto social.
O processo de ensino - aprendizagem baseia-se em sessões teórico-práticas, de forma a que os formandos possam interagir e utilizar a línguainglesa.
As atividades que, concretamente, se incluirão no programa são as seguintes:
• atividades linguísticas comunicativas;
• “role-plays”;
• atividades de troca de informação;
• exercícios auditivos;
• ensino 100% em Inglês através de recursos audiovisuais e reestruturação da mensagem;
• podcasts;
• ensino indutivo de gramática (não explícita);
• atividades guiadas de pesquisa na Internet na Língua Inglesa.
Regime de avaliação dos formandos
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Participação e empenhamento nas tarefas propostas – 40%
- Produção de um trabalho e/ou reflexão crítica - 60%
A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007.
Duração | 30 horas. |
Dias de Duração | 10 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-123841/24 |