C6T1 | O Método das 28 Palavras (M28P) para a didática específica do Português no 1º CEB, no contexto de escola inclusiva

17-12-2024

Oficina de Formação:50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)

Objetivos a atingir
1. Pensar na escola do século XXI – Uma análise inevitável
2. Atualizar e aprofundar a metodologia e a didática específica do português;
3. Promover mudanças de práticas no processo de ensino/aprendizagem;
4. Flexibilizar a prática docente no aluno diferente (NEE e/ou DAA);
5. Desenvolver estratégias que auxiliem os alunos a aumentar os níveis de motivação e atenção;
6. Adequar materiais para o aluno diferente (NEE e/ou DAA);
7. Mobilizar conhecimentos prévios dos alunos como ferramenta de aprendizagem;

Conteúdos da ação
1. A legislação em vigor e a referência às diversas metodologias de ensino – 30m
2. O Programa de Português em vigor, a escolha por uma metodologia de ensino a pensar nos fatores pessoais dos alunos – 30m
3. O Método das 28 Palavras (M28P) VS Método Analítico Sintético (MAS), uma análise obrigatória no âmbito do mais facilitador para o aluno. – 30m
4. A evolução do M28P ao longo dos tempos, uma reflexão obrigatória – 1h
5. A consciência silábica como filosofia de base do método e como fator pré-existente na criança. – 1h
6. Articulação dos passos metodológicos com o Programa - 2h
7. O M28P e os alunos NEE e/ou DAA – 2h
8. Aplicação do método:
8.1. A importância da imagem como suporte de leitura - 30m
8.2. Da imagem ao texto - 30m
8.3. As rotinas-base do método – 1h30
8.4. Os domínios das Metas Curriculares articuladas com o M28P – 2h
8.5. Do processo de decifração à compreensão – 30m
8.5. As estratégias e adequação de materiais para os alunos com ritmo de aprendizagem diferente – 2h
8.6. Organização da informação do espaço sala de aula, como estratégia de apoio a todos os alunos – 2h
8.7. O friso mural como avivador de memória, uma informação sempre à mão – 2h
9. Autonomia e independência pessoal nas tarefas do aluno – 1h

10. A gramática contextualizada no M28P – 2h
11. A Iniciação à Educação Literária e o M28P – 1h30
12. Manuais escolares VS metodologias subjacentes – 1h
13. Avaliação das aprendizagens dos alunos – 1h

Regime de avaliação dos formandos
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Participação e empenhamento nas tarefas propostas – 25%
- Produção de um trabalho constituído pelos materiais e projectos desenvolvidos – 60%
- Reflexão crítica - 15%
A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007.

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-123838/24