Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos a atingir
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da disciplina;
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e oPA;
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação queincentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula.
Conteúdos da ação
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5h)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dosalunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentasdigitais por parte dos alunos.
Módulo 2 - Português Língua Não Materna (PLNM): enquadramento legal, documentos curriculares, definição de conceitos(língua, cultura, L1, L2, multilinguismo, plurilinguismo, multiculturalismo, pluriculturalismo, interculturalidade, entre outros),caracterização sociolinguística e avaliação diagnóstica. Relação entre multilinguismo e interculturalidade. Processos demediação intercultural; modelos de política multicultural. Desafios da globalização e da mediatização.(5h)
Módulo 3 - Didáticas específicas na língua não materna em diferentes domínios: oralidade e interação cultural. Descriçãodos constituintes e processos fonológicos em função de ferramentas fonéticas e fonológicas. Conceitos de léxico e deunidade lexicais. Conceitos de prosódia. Avaliação da oralidade: contextos, instrumentos e critérios. A prática dos génerosorais em contextos formais e informais. Relação entre língua, cultura e linguagem; processos de construção e afirmaçãoidentitária. O multilinguismo como estratégia de aprendizagem. (5h)
Módulo 4 - Módulo 4 Didáticas específicas da língua não materna nos domínios da leitura e escrita. Alfabetização:abordagem de métodos de ensino/aprendizagem de leitura e escrita. Identificação de relações entre sons da fala e suarepresentação (orto)gráfica. Abordagem de características de diferentes tipos de textos. Estratégias de leitura comdiferentes níveis de complexidade cognitiva (localização de informação, realização de inferências). Avaliação da linguageme do conteúdo. Dinâmicas e projetos de leitura. (promoção do gosto pela leitura e contributos para o desenvolvimento daeducação literária). (5h)
Módulo 5 - Escrita: abordagem de formatos associados a diferentes tipos textuais e aprofundamento de técnicas deaperfeiçoamento de produção escrita. Problematização de diferentes perspetivas/modelos quanto ao desenvolvimento dalinguagem escrita. Géneros textuais e funções comunicativas; tomada de consciência da diversidade de géneros textuais apartir da prática comunicativa. Estratégias e recursos no âmbito da produção e revisão de texto. (5h)
Módulo 6 – Gramática e desenvolvimento das competências comunicativas (gramática em uso); as dimensões: lexical,gramatical, sociolinguística, pragmática, discursiva e estratégica (5h)
Módulo Final (2,5h) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Metodologias de realização da ação
Presencial
A oficina é constituída por 7 módulos (2 obrigatórios e 5opcionais):
Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais
O módulo administrado em terceiro lugar tem de terobrigatoriamente 5 horas presenciais.
Os módulos opcionais são definidos tendo por referênciatemas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irãoparticipar na formação. Cada turma frequentará um conjunto demódulos que permita totalizar 25 horas de formação. Na últimasessão presencial haverá a apresentação/partilha dos trabalhose discussão dos resultados
Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recursoa diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grandegrupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade).
Trabalho autónomo
Trabalho Autónomo: será intercalado com as sessões presenciais e online; consolidação dos trabalhos(planificação/tarefa/atividade); aplicação prática emsala de aula dos trabalhos realizados; auscultação dosalunos em relação às atividades desenvolvidas.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (25%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.
Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)
Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
Formação a Distância
Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distância
A oficina de formação contará 15 horas de formação online, para dar a possibilidade de os formandos poderem gerir aformação com a atividade profissional, rentabilizando tempo e evitando deslocações acrescidas. Desta forma, osformandos, apenas se terão de deslocar para frequentar as 10 horas de formação presencial.
Distribuição de horas 10 Nº de horas online síncrono 15 Nº de horas online assíncrono
Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distância
A formação será dinamizada por formadores detentores de vasta experiência em formação no regime a distância, bemcomo destreza na utilização das plataformas do LMS.
Demonstração da implementação de um Sistema de Gestão da Aprendizagem / Learning Management Systemadequado.
O sistema de gestão de aprendizagem que vai ser utilizado no desenvolvimento da formação é o Zoom, por nos parecer osoftware mais adequado ao desenvolvimento de formação em regime de ensino a distância.
Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência)
Nas sessões síncronas a assiduidade será comprovada pelo acesso e permanência na sala Zoom criada para o efeito.
A avaliação contemplará também a interação entre formador e formandos, a realização e discussão de tarefas e o trabalhofinal.
Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas
A carga horária dos conteúdos da ação será organizada de acordo com o cronograma e a metodologia, devendo totalizar25 horas, sendo que 10 são em sala e 15 síncronas. Acresce ainda 25 horas de trabalho autónomo.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-131175/24 |