C46T1 | Atualização e aprofundamento científico-didático no Ensino da Educação Visual e Educação Tecnológica

03-06-2025

Oficina de Formação:50 horas(25+25 horas de trabalho autónomo)

Objetivos a atingir
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da disciplina;
- Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
Módulo 1 - Currículo: dos referenciais à gestão
- Contextualizar os princípios e oportunidades presentes nos Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA); e, na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), destacando a sua relevância para a gestão curricular;
- Explorar a articulação entre os normativos supramencionados e as Aprendizagens Essenciais (AE) de cada disciplina, bem como as respetivas implicações práticas na gestão curricular e pedagógica;
- Identificar estratégias para desenvolver as áreas de competências do PA, em alinhamento com as ações estratégicas das AE, priorizando uma abordagem interdisciplinar;
- Refletir sobre a operacionalização em sala de aula da articulação das AE de cada disciplina e as áreas de competências do PA, integrando as competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem;
- Explorar ações relacionadas com a prática docente, promovendo uma abordagem integrada e flexível do currículo.

Módulo 9 - Exploração de Linguagens e Recursos na Educação Tecnológica
- Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a formação, de dispositivos e instrumentos com diversidade gráfica e expressiva que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
- Desenvolver atividades específicas que incentivem a uma abordagem pedagógica centrada na pesquisa, na experiência e na exploração de ambientes diferenciados;
- Valorizar o papel das Artes como promotor do desenvolvimento integral dos alunos, na sua relação consigo, com os outros e com o meio;
- Valorizar as disciplinas de educação visual e educação tecnológica na sua individualidade e na relação com as demais áreas do conhecimento.

Módulo Final - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina

- Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem);
- O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular;
- Aprendizagens Essenciais e Articulação com o Perfil dos Alunos.
- Metodologia de projecto;
- Escolha e propriedade dos materiais;
- Fabricação e construção;
- A sustentabilidade ambiental: seleção de materiais para criação de soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais;
- Partilha de projetos.

Presencial
- Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo; - Elaboração de trabalhos (planificação/ tarefa/ actividade).

Trabalho autónomo
- Será intercalado com as sessões presenciais e online;
- Consolidação dos trabalhos (planificação/ tarefa/ atividade);
- Aplicação prática em sala de aula dos trabalhos realizados;
- Auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:

Critério – Participação (25%)

Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.

Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)

Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.

Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)

Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.

Duração50 horas.
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-131168/24