C9T1 | Primeiros Socorros em meio escolar

03-06-2025

Curso de Formação (25 horas presenciais)

Objetivos a atingir
- Transmitir noções básicas de primeiros socorros e conhecimentos a nível do suporte básico de vida;
- Avaliar e agir nos diferentes cenários possíveis e mais comuns no espaço escolar;
- Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);
- Conhecer os dados a comunicar por via telefónica ao Centro de Orientação e Distribuição de Situações Urgentes;
- Identificar o material básico utilizado na prestação de primeiros socorros;
- Conhecer os procedimentos básicos a adotar nos casos de urgência mais frequentes;
- Ser capaz de responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardiorrespiratória, utilizando técnicas de permeabilização das viasaéreas e de reanimação, bem como, acidente/doença súbita (hemorragia, convulsão, engasgamento) permitindo a estabilidade da vítima até àchegada dos profissionais de saúde.
Conteúdos da ação
1. Sistema Integrado de Emergência Médica
1.1. Definição de primeiros socorros
1.2. Comunicação com o CODU
2. Mala/Caixa de primeiros socorros
3. Caraterísticas e papel do socorrista
4. Exame da vítima
5. Abordagem em casos de pequenos acidentes:
5.1. Hemorragias
5.2. Feridas e queimaduras
5.3. Intoxicações/Envenenamentos
5.4. Lesões músculo-esqueléticas
5.5. Doença súbita (crise asmática, crise diabética, convulsões de epilepsia)
6. Desobstrução das vias aéreas
7. Suporte básico de vida
7.1. Permeabilização das vias aéreas
7.2. Reanimação cardiorrespiratória
7.3. Posição Lateral de Segurança (PLS)
8.Avaliação

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:

Critério – Participação (40%)

Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.

Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)

Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.

Duração25 horas.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-123836/24