Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos a atingir
• Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
• Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e oPA;
• Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação queincentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
• Promover a familiarização dos professores com as propostas de atividades práticas/experimentais que constam dosdocumentos curriculares, de forma que reconheçam as suas reais potencialidades no âmbito do ensino das ciências;
• Incentivar a reflexão sobre o papel essencial do professor na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade;
• Promover a abordagem holística de problemas e desafios socioambientais.
Conteúdos da ação
Módulo (M)1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares:
(articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/desenvolvimento de competências digitais dos alunos)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dosalunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA)
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina)
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentasdigitais por parte dos alunos
M2 - Genética e intervenção biotecnológica (10 horas)
Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema:
manipulação da fertilidade, controlo de natalidade das populações humanas e resolução de problemas de infertilidade -processos biotecnológicos
natureza e carácter hereditário dos genes, a sua regulação e alteração, com implicações na qualidade de vida dosindivíduos e da biodiversidade
genes como património evolutivo das espécies e como campo de intervenção biotecnológica
Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática
M3: Saúde e Alterações climáticas (10 horas)
Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos à temática:
pandemia e alterações climáticas - conceitos
pandemias relacionadas com alterações climáticas
fatores de risco
evidências científicas
ações para a redução dos riscos
Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática
Elaboração de projeto de intervenção na comunidade para promover a saúde e reduzir os riscos das alterações climáticas
M4 – Recursos Geológicos e Sustentabilidade (10 horas)
Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema:
relação entre dinâmica litosférica e mudanças climáticas
atividades antropogénicas e mudanças ambientais
exploração de recursos geológicos através de tecnologias específicas
contaminação de recursos geológicos e possíveis cenários de futuro, como consequência do aquecimento global e demudanças ambientais
Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito do tema
M5 – Biodiversidade e Geodiversidade (10 horas)
Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema:
conceitos básicos de biodiversidade e geodiversidade:
definição, importância, níveis de organização, ameaças e estratégias de conservação
áreas importantes para a conservação a nível nacional - identificação
geodiversidade na sustentação da biodiversidade
impactos da perda de biodiversidade e da geodiversidade
Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas, de campo e experimentais
Elaboração de projeto de educação ambiental.
Módulo Final - (2,5 horas)
Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Metodologias de realização da ação
Presencial
A oficina é constituída por 6 módulos (2 obrigatórios e 4 opcionais)
Módulo 1 e Módulo Final – Obrigatórios e presenciais.
Os dois módulos a selecionar, de entre os 4 módulos opcionais,têm cada um deles 2,5 horas presenciais e 7,5 horas síncronas.
Os módulos opcionais são definidos tendo por referênciatemas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irãoparticipar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação.O trabalho autónomo será intercalado com as sessões presenciais e online.Na última sessão presencial haverá a apresentação/partilha dostrabalhos e discussão dos resultados.
Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recurso adiferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo;elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade).
Trabalho autónomo
Trabalho Autónomo: será intercalado com assessões presenciais e online; consolidação dos trabalhos (planificação/tarefa/atividade); aplicaçãoprática em sala de aula dos trabalhos realizados;auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (25%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.
Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)
Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-131165/24 |