Oficina de Formação: 50 horas (25 presencias + 25 de trabalho autónomo)
Regime de Frequência: Presencial
Releva para a Dimensão Científica e Pedagógica, de acordo com o previsto no Art.º 3.º do Despacho n.º 779/2019, com a redação do Despacho n.º 2053/2021.
Objetivos a atingir
- Consciencialização dos docentes para a compreensão das causas dos problemas do Desenvolvimento e das desigualdades a nível local emundial, num contexto de interdependência e globalização, e das implicações sobre o bem-estar individual e coletivo.
- Reflexão sobre o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento humano esustentável.
- Aquisição de competências, por parte dos docentes, necessárias à implementação do Desenvolvimento Sustentável como domínio da Educaçãopara a Cidadania – componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.
- Produção de materiais didáticos suscetíveis de ser utilizados em projetos e outras iniciativas de Desenvolvimento Sustentável no contexto dacomponente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.
Conteúdos da ação
A Oficina de Formação decorrerá numa perspetiva teórico-prática com forte incidência na articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais e a realização de trabalho autónomo, com vista a que esta formação possa ter impacto nas aprendizagens dos alunos.
Sessões Presenciais conjuntas:
1. A educação para a cidadania no currículo escolar (3h)
- A Educação para a Cidadania nos currículos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário;
- O Desenvolvimento Sustentável como domínio da Educação para a Cidadania – componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e parteintegrante da construção e implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola;
- A Educação para o Desenvolvimento enquanto política pública;
- O Referencial de Educação para o Desenvolvimento - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário enquanto documento de apoioao trabalho a desenvolver pelas escolas.
2. Desenvolvimento (4h)
- Perspetivas e conceitos essenciais associados ao Desenvolvimento
- Visões de futuro e transformação social
3. Interdependências e Globalização (3h)
- Interdependências e relação dialética entre o global e o local
- Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas
4. Pobreza e Desigualdades (2,5h)
- Enriquecimento e empobrecimento
- Desigualdades, pobreza e exclusão social
5. Justiça Social (2,5h)
- Direitos, deveres e responsabilidades
- Construção da justiça social
6. Cidadania Global (3h)
- A comunidade planetária
- Construção de uma sociedade mundial justa e sustentável
7. Paz (3h)
- Construção da paz
- Paz, direitos humanos, democracia e Desenvolvimento
8. Apresentação dos trabalhos da componente autónoma (4h).
Metodologias de realização da ação
Presencial
A oficina de formação será desenvolvida num total de 50 horas, incluindo 25 horas nacomponente de formação presencial conjunta e 25 horas de trabalho individual realizadoem contexto de sala de aula.
Sessões presenciais: Formação sobre os conteúdos da ação, tendo por base o RED.Recurso a metodologias ativas e participativas, combinando trabalho dos formandos(individual, pequenos grupos e plenário) com ação dos formadores, aos quais caberá,nomeadamente, fornecer os inputs fundamentais no âmbito dos referentes concetuais,moderar e sistematizar. Através de reflexão e debate, produção de recursos didáticos eapresentação e discussão dos trabalhos práticos realizados, pretende-se promover apartilha de conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria das práticaspedagógicas, ao nível do trabalho de sala de aula, de toda a escola e com a comunidade.
Trabalho autónomo
Trabalho autónomo: Em sala de aula ou noutroscontextos escolares – projetos/atividades com osalunos, aplicação de conhecimentos, metodologias epráticas trabalhadas nas sessões presenciais. Nofinal, será feita a apresentação dos trabalhos dacomponente autónoma, bem como a elaboração dorelatório individual.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (25%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.
Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)
Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-126668/24 |