Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos a atingir
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em áreas de conteúdo e domínios dasOrientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
- Analisar o PA e as suas implicações curriculares, bem como compreender a relação entre as OCEPE e oPA, a fim de melhor gerir e implementar o currículo;
- Fomentar a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciaçãopedagógica, em coerência com os Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a infância e considerando aorganização do ambiente educativo as aprendizagens a promover.
- Utilizar recursos e materiais pedagógicos que promovam estratégias ativas e inclusivas, em contextoeducativo.
Conteúdos da ação
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
- Análise sobre articulação OCEPE, PA e Decreto-Lei n.º 54/2018 na gestão do currículo
- Reflexão e debate sobre enquadramento das OCEPE:
- Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância - implicação na ação educativa.
- Potencialidades da organização do ambiente educativo no currículo e nas aprendizagens.
- Intencionalidade educativa na construção e gestão do currículo numa perspetiva articulada das diferentesáreas e domínios
Módulo 2 - Linguagem Oral e abordagem à Escrita (10h)
- Comunicação Oral e consciência linguística
- Funcionalidade da linguagem escrita e utilização em contexto
- Identificação de convenções da escrita
- Prazer e motivação para ler e escrever
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 3 - Matemática (10h)
- Números e operações
- Organização e tratamento de dados
- Geometria e medida
- Interesse e curiosidade pela matemática
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 4 - Educação Física (10h)
- Apropriação de diferentes formas de linguagem corporal
- Ação da criança sobre si própria e sobre o corpo em movimento
- Ação da criança sobre os objetos
- Desenvolvimento da criança nas relações sociais em situação de jogo
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 5 - Artes Visuais (10h)
- Capacidades expressivas e criativas através das experimentações e produções plásticas
- Elementos da comunicação visual tanto na produção e apreciação das suas produções e do que observa
- Apreciação de diferentes manifestações de artes visuais, expressando a sua opinião e leitura crítica
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 6 – Música (10h)
- Identificação e descrição dos sons, suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e
formais
- Interpretação com intencionalidade expressiva-musical
- Improvisações musicais utilizando diversos recursos sonoros
- Valorização da música como fator de identidade social e cultural
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 7 – Abordagem às Ciências (10h)
- Processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas etapas
- Conhecimento do mundo social
- Conhecimento do mundo físico e natural
- Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios
Módulo 8 – Capacitação Digital na educação de infância (10h)
- Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da práticaprofissional
- Exploração, seleção e adequação de recursos educativos digitais ao contexto de aprendizagem
- Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens
- Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais
Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados
Metodologias de realização da ação
Presencial
A oficina é constituída por 9 módulos (2 obrigatórios e 7opcionais):
Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais
O módulo administrado em terceiro lugar tem de terobrigatoriamente 5 horas presenciais
Os módulos opcionais são definidos tendo por referência asáreas e domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irãoparticipar na formação. Cada turma frequentará um conjunto demódulos que permita totalizar 25 horas de formação. O trabalhoautónomo será intercalado com as sessões presenciais eonline. Na última sessão presencial haverá aapresentação/partilha dos trabalhos e discussão dosresultados.
Trabalho autónomo
Trabalho Autónomo: consolidação dostrabalhos (planificação/atividade);aplicação prática em contexto educativodos trabalhos realizados; auscultaçãodas crianças em relação às atividadesdesenvolvidas.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (25%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.
Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)
Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-131795/24 |