Curso de Formação:25 horas(15h online síncrono e 10h online assíncrono)
Regime de Frequência: e-learning
Objetivos a atingir
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto,
imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da
IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético
das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Conteúdos da ação
Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
1.1 Definição e história da IA
1.2 Conceitos sobre IA
1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA
Módulo 2 |Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA?
2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras).
2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo.
Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA.
3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA?
3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo.
Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas)
4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo.
4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s).
4.3 Reflexão ética e social.
Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.
Metodologias de realização da ação
O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com 15h síncronas e 10h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de
videoconferência (Zoom) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com crianças e jovens em contexto
educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular e da transversalidade destas
temáticas.
Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades
dirigidas de leitura/reflexão; discussão.
Atividades práticas: aprendizagem experiencial (no terreno, o que é abordado na ação, reflexão permanente ao longo do processo); aprendizagem
cooperativa (contacto entre grupos, acompanhamento por parte do formador e apresentação, pelos formandos, do trabalho desenvolvido).
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (40%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
| Duração | 25 horas. |
| Modalidade: | Curso de Formação |
| Formação | Geral |
| Acreditação | CCPFC/ACC-125025/24 |






