C43T1 | A Inteligência Artificial no Ensino das Línguas Estrangeiras

20-02-2026

Curso de Formação : 25 (12 h presenciais + 13h online)

Objetivos a atingir
1. Promover a compreensão dos fundamentos da Inteligência Artificial e a reflexão sobre as suas potencialidades edesafios no ensino das Línguas Estrangeiras, alinhando-os com as respetivas Aprendizagens Essenciais e com ascompetências enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
2. Dotar os formandos de competências técnicas e críticas que lhes permitam integrar, de forma eficaz, a IA e a IAG nassuas práticas pedagógicas.
3. Fomentar a criação de recursos e de ambientes de aprendizagem inovadores para aumentar a motivação dos alunos eincrementar a aquisição e desenvolvimento das suas competências linguísticas.
4 Incentivar à adoção de abordagens pedagógicas que capacitem os alunos para uma utilização responsável e criativa daIAG como meio de desenvolvimento da sua autonomia no processo de aquisição e treino de competências linguísticas.
Conteúdos da ação
1. Apresentação do curso: objetivos, conteúdos, calendarização, tarefas/trabalhos a realizar/projeto final. Introdução àInteligência Artificial: definição, história, princípios básicos.
2. Tipos de Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Generativa; potencialidades e desafios no contexto do ensino eaprendizagem de línguas estrangeiras (LE); questões éticas (privacidade e viés algorítmico).
3.A Inteligência artificial nas competências comunicativa, intercultural e estratégica:
3.1. Introdução às ferramentas de IA e IAG para a compreensão e produção oral.
3.2. Introdução às ferramentas de IA e IAG para a compreensão e produção escrita.
4.A Inteligência Artificial na avaliação: avaliação automatizada em plataformas de aprendizagem de LE; análise de dados e feedback personalizado em tempo real.
5. Criação de plano de aula que integre ferramentas de IA. Apresentação e discussão dos planos de aula e sua aplicaçãoprática. Partilha de aprendizagens e reflexão final.

Metodologias de realização da ação
As sessões terão um carácter teórico-prático, sendo disponibilizados bibliografia e recursos específicos, incluindoapresentações, textos, áudios e vídeos, juntamente com aplicações web interativas. Serão criadas oportunidades detrabalho individual e de grupo, de caráter prático, privilegiando-se a exploração das ferramentas de IA apresentadas, a suaaplicação prática no contexto do agrupamento de cada formando e a reflexão conjunta sobre as potencialidades e osdesafios de cada ferramenta. Os momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão serão realizadospresencialmente e através de fóruns online. Cada formando criará recursos e atividades/tarefas letivas, por meio dasferramentas exploradas, que integrarão um plano de aula a aplicar na prática e cujos resultados serão partilhados nasessão final. Os formadores terão um papel facilitador, promovendo a reflexão e orientando os formandos na consecuçãodas diferentes tarefas propostas. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio no cumprimentodas tarefas far-se-á através da plataforma Moodle do CFCVC, de chat, videoconferência e/ou correio eletrónico.
Regime de avaliação dos formandos
- Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões presenciais e em-linha.
- Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo.
- Relatórios críticos individuais dos formandos.
A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007,de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores e os critérios definidospela DGE.
Critério – Participação (40%)

Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.

Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)

Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.

Duração25 horas.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-137822/25