C2T1 | Debates - Fundamentos Teóricos e Pedagógicos de Atividades Laboratoriais de Física nos 10.º e 11.º anos.

06-11-2024

Curso de Formação (25 horas presenciais)

Objetivos a atingir

Aumentar e sedimentar o saber científico, pedagógico, didático e profissional dos professores, tendo como referência desenvolvimentos recentes de investigações educacionais sobre o ensino e a aprendizagem, discutindo e planeando em grupo estratégias de ensino no domínio das práticas laboratoriais da componente experimental da Física nos 10º e 11º anos.
Pretende-se que os formandos desenvolvam, com base em debates, atividades de reflexão crítica em grupo e de partilha de experiências, no sentido de potenciar um ensino em sala de aula centrado na participação ativa dos estudantes e no desenvolvimento das suas competências transversais de aprendizagem – aumento de um espírito de participação ativa, de desenvolvimento de compreensões significativas, da metacognição, de atividades dialógicas, de participação colaborativa em trabalhos de grupo e de atitudes positivas perante o papel fundamental dos alunos na sua própria aprendizagem.


Conteúdos da ação

1. Abordagem ao Programa do 11º ano. (2 h – Ana Maria Senra).
Apresentação da ação e distribuição da documentação. Introdução ao tema ‘Eletricidade`.
2. A Energia – transferências e transformações1,2,3. A Física dos Circuitos Elétricos de Corrente Contínua 1, 2, 3, 4 (2 h – Ana Maria Senra).
3. O conhecimento pedagógico dos conteúdos a ensinar e o desenvolvimento das compreensões dos alunos 1, 2, 3, 5, 6 (5 h – Maria José BM de Almeida).
Desenvolvimentos recentes da investigação educacional sobre o Ensino da Física; Teorias de aprendizagem e modos de ensinar e aprender; a Linguagem na Física; Modelos mentais e modelos científicos da Física – Epistemologia. Energia no campo elétrico e energia no campo gravítico.
4. Fundamentos teóricos da atividade AL 2.1 – Características de uma pilha - 10º ano
OBJETIVO GERAL: Determinar os valores das grandezas características de uma pilha (2 h – Ana Maria Senra).
5. Fundamentos teóricos da atividade AL 3.1 – Radiação e potência elétrica: rendimento de um painel fotovoltaico - 10º ano
OBJETIVO GERAL: Investigar a influência da irradiância e da diferença de potencial elétrico no rendimento de um painel fotovoltaico. (1 h – Ana Maria Senra).
6. Fundamentos teóricos da atividade AL 1.2 - Movimento vertical de queda e de ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia - 10º ano
OBJETIVO GERAL: Investigar, com base em considerações energéticas, transformações e transferências de energia, o movimento vertical de queda e de ressalto de uma bola (2 h – Ana Maria Senra).
7. Fundamentos teóricos da atividade AL 1.3 - Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento - 11º ano
OBJETIVO GERAL: Relacionar a velocidade e o deslocamento num movimento uniformemente retardado e determinar a aceleração e a resultante das forças de atrito (2 h – Ana Maria Senra).
8. Fundamentos teóricos da atividade AL 3.2 - Comprimento de onda e difração - 11º ano
OBJETIVO GERAL: Investigar o fenómeno da difração e determinar o comprimento de onda da luz de um laser (2 h – Ana Maria Senra).
9. Ensino da Física centrado nos formandos2,5,6 (5 h – Maria José BM de Almeida).
Discussões, reflexões e debate de experiências e de dificuldades científicas e pedagógicas dos alunos e dos professores. Esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas.
10. Avaliação da Ação de Formação, com formandos. (2 h – Ana Maria Senra).

Regime de avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Participação (empenho) demonstrado na realização das tarefas propostas – 40%
- Produção de um trabalho e/ou reflexão crítica - 60%

Duração25 horas.
Dias de Duração7
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-124537/24