C20T1 | Referencial de Educação para a Saúde

02-12-2024

Oficina de Formação: 50 horas (25 horas presenciais + 25 horas de trabalho autónomo)

Releva para a Dimensão Científica e Pedagógica, de acordo com o previsto no Art.º 3.º do Despacho n.º 779/2019, com a redação do Despacho n.º 2053/2021.

Objetivos a atingir:
1. Sensibilizar os formandos para a importância da Educação para a Saúde;
2. Criar condições para a mudança de comportamentos de forma sustentada e integrada;
3. Contribuir para a promoção da saúde mental na escola, assente em intervenções estruturadas de promoção de competências socioemocionais;
4. Posicionar a criança e o jovem como vetores centrais e veículos privilegiados na promoção da literacia em saúde e no desenvolvimento de competências em saúde;
5. Desenvolver estratégias e materiais para utilização e rentabilização do Referencial de Educação para a Saúde.

Conteúdos da ação
1. Introdução
1.1 Educação para a Cidadania - Educação para a Saúde
1.2 Enquadramento dos Projetos PES no Projeto Educativo da Escola
1.3 A importância dos projetos PES no desenvolvimento de competências socioemocionais e na construção de uma escola promotora de saúde
2. Intervenção e aplicação prática do Referencial de Educação para a Saúde
2.1 Áreas temáticas e contextos de intervenção
2.2 Transversalidade na intervenção educativa
2.3 Integração curricular disciplinar
3. Referencial de Educação para a Saúde
3.1 Finalidade e objetivos
3.2 Organização
4. Áreas Temáticas:
4.1 Saúde Mental e Prevenção da Violência - Subtemas e Objetivos
4.2 Educação Alimentar - Subtemas e Objetivos
4.3 Atividade Física - Subtemas e Objetivos
4.4 Comportamentos Aditivos e Dependências – Subtemas e objetivos
4.5 Afetos e Educação para a Sexualidade – Subtemas e objetivos
Trabalho autónomo sobre o tema (25 horas)
Aplicação das atividades em diversos contextos escolares;
Elaboração de relatório sobre o processo de aplicação e reflexão produzida no Agrupamento de escolas e sobre a continuidade a dar às atividades realizadas e práticas adotadas;
Preparação da apresentação pública do trabalho realizado e das propostas de intervenção futura.
Utilização do referencial de Educação para a Saúde como ferramenta de avaliação e monitorização dos projetos de Educação para a Saúde das escolas.
5. Reflexão crítica e apresentação dos projetos desenvolvidos

Regime de avaliação dos formandos
1. Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções)
2. Apresentação oral do projeto/atividades e do relato da sua aplicação
3. Relatório do trabalho autónomo
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho elaborado pelos formandos, atribuindo segundo a tabela da DGE, 40% para a participação/contributos e 60% para o trabalho elaborado pelos formandos.

Duração25 horas.
Dias de Duração9
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-130567/24