Modalidade: Jornada (6 horas presenciais)
ENQUADRAMENTO
Em função do plano de atividades: O conceito de escola inclusiva colocou novos desafios à comunidade escolar e levou à necessidade de se repensarem papéis e competências.
No sentido de promover comportamentos e atitudes pró-sociais, considera-se extremamente pertinente dotar os/as Assistentes Operacionais de ferramentas que lhe permitam desempenhar as suas funções com sucesso, uma vez ocupa uma posição privilegiada, no contacto com os alunos e na observação de situações de agressão entre alunos, pelo que devem dominar os conceitos e as abordagens para que consigamos que as escolas sejam locais ainda mais saudáveis e seguros para os alunos tomem consciência da importância que desempenham, sendo referências. Deste modo, devem ser observadores das suas próprias atitudes e estilos de comunicação.
Objetivos a atingir: - Pautar atitudes para com os alunos e famílias por princípios éticos e deveres de sigilo profissional;
- Acompanhar as crianças/alunos nos diferentes contextos de vida (refeitório, terapias, sala de aula, recreio, visitas de estudo);
- Resolver e reportar situações de conflito e indisciplina;
- Ser capaz de identificar situações de "bullying" na escola e de dar suporte tanto a vítimas como agressores;
- Compreender a sua influência na vida de crianças/alunos e ajustar o seu estilo de comunicação aos diferentes contextos e situações.
Conteúdos: 1. Apresentação da Ação e Concetualização (1TP)
2. Interveninetes, Etilogia e Fatores de Risco (1TP)
3. Mitos e Fatos (1P)
4. Dados da Nossa Escola e Análise de Casos Preáticos (1TP)
4. Comunicação: Estilo Assertivo Vs Passivo/Agressivo (1TP)
5. Medidas e Atitudes Preventivas, Avaliação da Formação (1TP)
Tipo de formação: Presencial
REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
Avaliação quantitativa e Avaliação qualitativa.
PONDERAÇÃO DA AVALIAÇÃO
Ponderação participação: 20 Ponderação assiduidade: 20
Ponderação testes/trabalhos escritos: 60
Duração | 6 horas. |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Jornada |
Formação | Não docente |
Acreditação | DGAE/1223/2024 |