A Evolução da Narrativa Cinematográfica:
- Uma síntese das diversas mudanças sofridas pela linguagem cinematográfica da origem da produção de filmes, no final do século XIX, até hoje, quando elementos de outras médias (como o vídeo musical, a internet e o videogame) invadem o processo de fazer cinema.
Elementos Essenciais para “Ler” um Filme
Realização:
O que caracteriza o “estilo” de um realizador? Através da análise de diferentes cenas de diferentes filmes, procuraremos compreender a forma como diferentes realizadores conduzem
a narrativa, as técnicas cinematográficas que utilizam para tal, e o particular contributo que dão para a atmosfera do filme.
Argumento:
O argumento é o esqueleto de um filme. Ele define a estrutura narrativa, os diálogos marcantes e os temas abordados na história. A qualidade da história, o desenvolvimento dos personagens, a construção do diálogo e a originalidade do enredo são fatores fundamentais para o sucesso de um filme, mas todos estes elementos estão sujeitos à interpretação do realizador, dos atores, etc.
Atuações:
Assim como no teatro, as performances dos atores, a veracidade dos seus personagens e a química entre eles é fundamental no cinema. Ao analisar um filme, é importante prestar atenção nas emoções transmitidas e nas técnicas utilizadas pelos atores.
Cinematografia:
Será que tudo o que é positivo num filme depende inteiramente do realizador? A cinematografia envolve a forma como o filme é fotografado e como as cenas são compostas visualmente. A fotografia, a iluminação, a escolha das cores e a composição das imagens contribuem para a estética do filme e são escolhas do realizador, mas por vezes são também contributos de outros artistas.
Edição:
A montagem das cenas, o ritmo do filme e a forma como a edição influencia a narrativa. A edição do filme influencia diretamente a fluidez da história e a capacidade de prender a atenção do espectador – um filme pode ser melhorado ou destruído pela montagem.
Banda Sonora:
A música original, os sons ambiente e os efeitos sonoros, e como eles complementam a história e as emoções. A banda sonora pode desempenhar um papel fundamental na criação da atmosfera de um filme e no reforço das emoções transmitidas pela história. Vamos observar como a música se relaciona com as cenas do filme e como ela contribui para a narrativa geral.
Design de Produção:
Outros elementos importantes do processo cinematográfico: a criação dos cenários, os figurinos e os objetos de cena, que ajudam a construir o mundo do filme. Mais uma vez, nem sempre dependem de opções particulares dos realizadores. No entanto por vezes envolvem-se tão ativamente em todos estes departamentos que acabam por caracterizar-se por um estilo muito particular – e o espectador percebe imediatamente que está a ver “um filme de Almodóvar”, ou “um filme de Tim Burton”.
Objetivos:
Dotar os professores de ferramentas que lhes permitam compreender melhor os diferentes elementos que formam o conjunto de uma obra cinematográfica, de maneira a fazer a exploração pedagógica de filmes em sala de aula. Esta Ação de Formação pretende abordar os principais conceitos sobre a compreensão e análise de um filme, para dotar os professores de elementos que permitam “ler” uma obra cinematográfica ao trabalhá-la com os alunos. Ao analisar detalhadamente cada um dos tópicos essenciais para a crítica/análise de um filme, e a forma como a repetição de determinados elementos atribui uma ideia de estilo/autoralidade a determinados artistas, pretende-se demonstrar como cada obra cinematográfica é o resultado de um complexo processo que envolve o contributo de diferentes
artistas em diferentes etapas. Esta Ação contribuirá para fornecer instrumentos de trabalho aos professores no que diz respeito à descodificação fílmica em sala de aula, propondo exercícios e atividades práticas a realizar com os alunos para os envolver no processo da análise fílmica.
Duração | 3 horas. |
Dias de Duração | 1 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | ACD 8T1 |