C3T1 | Educação Artística (Dança Tradicional) no 1º ciclo do Ensino Básico

06-11-2024

Curso de Formação (25 horas presenciais)

Objetivos a atingir

1. Melhorar as competências e a confiança dos professores no ensino das danças tradicionais portuguesas e dos costumes a elas associados: o traje, os cantares e instrumentos tradicionais, as festas cíclicas e outras tradições populares;
2. Contribuir para a compreensão da relevância da recuperação e perpetuação da memória e da identidade da comunidade em que os alunos se inserem;
3. Fornecer, aos docentes, estratégias que lhes permitam valorizar os elementos históricos do património tradicional português;
4. Contribuir para a valorização do papel da educação e artística no desenvolvimento das capacidades afetivas, lúdicas, expressivas e cognitivas dos alunos;
5. Estimular a mais frequente integração da dança (tradicional) no leque das atividades culturais promovidas para as crianças e jovens, como forma de desenvolver a sua sensibilidade estética e artística e de promover hábitos de vida saudável;
6. Promover diferentes experiências que levem à partilha de vivências coletivas, rítmicas, musicais, criativas, expressivas e comunicativas contribuindo para a valorização pessoal e profissional.

Conteúdos da ação

A ação estrutura-se em quatro momentos que se complementam:
- Apresentação e contextualização (2 horas – sessões teórico/práticas)
- Danças tradicionais (19 horas – sessões práticas)
a. Verde Gaio e Regadinho (5 horas)
b. Pai do Ladrão (3 horas)
c. Passos de Chula (4 horas)
d. Passos de Vira (4 horas)
e. Enriquecimento/diversificação do reportório – exemplos de outros países (3 horas)
- O Traje à Vianesa (4 horas - sessões teórico/práticas)
a. Trajes de trabalho (1 hora)
b. Trajes de domingar (1 hora)
c. Trajes de festa (2 horas)

Regime de avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua”. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Critério: Pontualidade/Participação nas sessões teórico práticas
Instrumento de Avaliação: Listas de verificação/observação direta 30%;
Critério: Nível de participação nas tarefas/atividades propostas nas sessões práticas
Instrumento de Avaliação: Grelhas de observação 70%.

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-116771/22