C50T1 | Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Inglês nos 2.º, 3.º CEB e ensino secundário

06-06-2025

Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)

Regime de Frequência: B-learning

Objetivos a atingir

1.Contextualizar os princípios e oportunidades presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nos DL nº54/2018 e nº 55/2018, explorando o seu potencial nas práticas de gestão curricular e pedagógica na disciplina de Língua Estrangeira I – Inglês (3º CEB e Ensino Secundário).

2.Valorizar as competências de leitura e escrita nesta disciplina como essenciais ao desenvolvimento das competências transversais enunciadas nos referenciais acima mencionados, tendo em vista a capacitação dos alunos para a rápida evolução do conhecimento e dos meios tecnológicos.

3.Identificar estratégias e práticas para desenvolver as áreas do PA em alinhamento com as ações estratégicas das AE, nomeadamente as que dizem respeito à Compreensão Escrita, Interação e Produção Escrita, numa perspetiva interdisciplinar e integradora das competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem.

4.Promover a criação de estratégias e recursos que facilitem a operacionalização em sala de aula da articulação entre as competências comunicativas enunciadas nas AE de Inglês – Compreensão Escrita e Interação e Produção Escrita - e as áreas de competência do PA.

5.Refletir sobre a operacionalização em sala de aula da gestão curricular e pedagógica com base na articulação entre as AE da disciplina e as áreas do PA, como contributo para uma abordagem integrada e flexível do currículo.

Conteúdos da ação

1.Currículo: dos referenciais à gestão (3 horas)

Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem).

O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA).

A articulação entre as AE e as áreas de competências do PA.

2 .Leitura e compreensão escrita (9 horas: online síncronas)

A compreensão escrita promotora de aprendizagens, da criatividade e do espírito crítico.

Práticas e técnicas de promoção da competência leitora (géneros textuais, atividades e estratégias).

Leitura extensiva e leitura multimodal.

A autorregulação na compreensão escrita (autoavaliar para melhorar). Como avaliar a compreensão escrita.

3.Interação e produção escritas (9 horas: 3 presenciais + 6 online síncronas)

A escrita promotora da aprendizagem transversal e interdisciplinar.

A escrita como processo: a importância da planificação, da textualização e da revisão.

Recursos, práticas e técnicas para o desenvolvimento das competências de escrita (géneros textuais, atividades e estratégias).

A escrita multimodal e a produção escrita integrada em projetos comunicativos e interdisciplinares.

A autorregulação na interação e produção escrita (autoavaliar para melhorar). Como avaliar a interação e produção escrita.

4.Apresentação e discussão dos projetos/aulas desenvolvidos no âmbito da oficina. (4 horas, presenciais)

Metodologias

A oficina é constituída por 4 módulos e funcionará em regime de b-learning, com a duração total de 50 horas.

As sessões terão um carácter teórico-prático, sendo disponibilizada documentação e bibliografia específicas que orientarão cada uma das sessões.

Serão criadas oportunidades de trabalho individual e de grupo, privilegiando-se as propostas de trabalho passíveis de aplicação prática e ligação ao contexto do agrupamento dos formandos. Os trabalhos realizados serão apresentados/partilhados presencialmente ou através de fóruns online. Em ambos os casos, será dada oportunidade para reflexão conjunta, discussão e debate.

Cada formando elaborará recursos e planificará tarefas e atividades que impliquem o desenvolvimento e treino das competências de leitura e de escrita, a serem aplicadas em sala de aula com subsequente partilha do feedback dos alunos e dos resultados obtidos.

Como trabalho final, os formandos elaborarão a planificação de um projeto, numa aula ou sequência de aulas, para trabalho dos domínios de compreensão escrita e interação e produção escrita, através de estratégias ativas e inclusivas.

Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.

Todos os trabalhos produzidos devem permitir desenvolver nos alunos, de forma integrada, as competências enunciadas no PASEO e nas AE e refletir uma gestão flexível do currículo, de modo a promover igualmente as competências digitais dos alunos e as competências da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:

Critério – Participação (25%)

Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.

Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)

Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.

Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)

Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.

Duração50 horas.
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-131173/24