Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos a atingir
1.Contextualizar os princípios e oportunidades presentes no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nos DL nº54/2018 e nº 55/2018, explorando o seu potencial nas práticas de gestão curricular e pedagógica na disciplina de Língua Estrangeira I – Inglês (3º CEB e Ensino Secundário).
2.Valorizar as competências de leitura e escrita nesta disciplina como essenciais ao desenvolvimento das competências transversais enunciadas nos referenciais acima mencionados, tendo em vista a capacitação dos alunos para a rápida evolução do conhecimento e dos meios tecnológicos.
3.Identificar estratégias e práticas para desenvolver as áreas do PA em alinhamento com as ações estratégicas das AE, nomeadamente as que dizem respeito à Compreensão Escrita, Interação e Produção Escrita, numa perspetiva interdisciplinar e integradora das competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem.
4.Promover a criação de estratégias e recursos que facilitem a operacionalização em sala de aula da articulação entre as competências comunicativas enunciadas nas AE de Inglês – Compreensão Escrita e Interação e Produção Escrita - e as áreas de competência do PA.
5.Refletir sobre a operacionalização em sala de aula da gestão curricular e pedagógica com base na articulação entre as AE da disciplina e as áreas do PA, como contributo para uma abordagem integrada e flexível do currículo.
Conteúdos da ação
1.Currículo: dos referenciais à gestão (3 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem).
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA).
A articulação entre as AE e as áreas de competências do PA.
2 .Leitura e compreensão escrita (9 horas: online síncronas)
A compreensão escrita promotora de aprendizagens, da criatividade e do espírito crítico.
Práticas e técnicas de promoção da competência leitora (géneros textuais, atividades e estratégias).
Leitura extensiva e leitura multimodal.
A autorregulação na compreensão escrita (autoavaliar para melhorar). Como avaliar a compreensão escrita.
3.Interação e produção escritas (9 horas: 3 presenciais + 6 online síncronas)
A escrita promotora da aprendizagem transversal e interdisciplinar.
A escrita como processo: a importância da planificação, da textualização e da revisão.
Recursos, práticas e técnicas para o desenvolvimento das competências de escrita (géneros textuais, atividades e estratégias).
A escrita multimodal e a produção escrita integrada em projetos comunicativos e interdisciplinares.
A autorregulação na interação e produção escrita (autoavaliar para melhorar). Como avaliar a interação e produção escrita.
4.Apresentação e discussão dos projetos/aulas desenvolvidos no âmbito da oficina. (4 horas, presenciais)
Metodologias
A oficina é constituída por 4 módulos e funcionará em regime de b-learning, com a duração total de 50 horas.
As sessões terão um carácter teórico-prático, sendo disponibilizada documentação e bibliografia específicas que orientarão cada uma das sessões.
Serão criadas oportunidades de trabalho individual e de grupo, privilegiando-se as propostas de trabalho passíveis de aplicação prática e ligação ao contexto do agrupamento dos formandos. Os trabalhos realizados serão apresentados/partilhados presencialmente ou através de fóruns online. Em ambos os casos, será dada oportunidade para reflexão conjunta, discussão e debate.
Cada formando elaborará recursos e planificará tarefas e atividades que impliquem o desenvolvimento e treino das competências de leitura e de escrita, a serem aplicadas em sala de aula com subsequente partilha do feedback dos alunos e dos resultados obtidos.
Como trabalho final, os formandos elaborarão a planificação de um projeto, numa aula ou sequência de aulas, para trabalho dos domínios de compreensão escrita e interação e produção escrita, através de estratégias ativas e inclusivas.
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos.
Todos os trabalhos produzidos devem permitir desenvolver nos alunos, de forma integrada, as competências enunciadas no PASEO e nas AE e refletir uma gestão flexível do currículo, de modo a promover igualmente as competências digitais dos alunos e as competências da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC que se transcrevem:
Critério – Participação (25%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.
Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)
Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
Duração | 50 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-131173/24 |