Curso de Formação (25 horas presenciais)
Objetivos a atingir
1. Melhorar as competências e a confiança dos professores no ensino das danças
tradicionais e dos costumes a elas associados: o traje, os cantares e instrumentos
tradicionais, as festas cíclicas e outras tradições populares;
2. Contribuir para a compreensão da relevância da recuperação e perpetuação da
memória e da identidade da comunidade em que os alunos se inserem;
3. Fornecer estratégias que permitam aos docentes valorizar os elementos históricos do
património cultural português;
4. Contribuir para a valorização do papel da educação artística no desenvolvimento das
capacidades afetivas, lúdicas, expressivas e cognitivas dos alunos;
5. Estimular a mais frequente integração da dança (tradicional) no leque das atividades
culturais promovidas para as crianças e jovens, como forma de desenvolver a sua
sensibilidade estética e artística e de promover hábitos de vida saudável;
6. Promover diferentes experiências que levem à partilha de vivências coletivas, rítmicas,
musicais, criativas, expressivas e comunicativas contribuindo para a valorização pessoal e
profissional.
Conteúdos da ação
A ação estrutura-se em quatro momentos que se complementam:
- Apresentação e contextualização (2 horas – sessões teórico/práticas)
- Danças tradicionais (19 horas – sessões práticas)
a. Verde Gaio e Regadinho (5 horas)
b. Pai do Ladrão (3 horas)
c. Passos de Chula (4 horas)
d. Passos de Vira (4 horas)
e. Enriquecimento/diversificação do reportório – exemplos de outros países (3 horas)
- O Traje à Vianesa (4 horas - sessões teórico/práticas)
a. Trajes de trabalho (1 hora)
b. Trajes de domingar (1 hora)
c. Trajes de festa (2 horas)
Metodologias de realização da ação
A ação terá a duração de 25 horas e irá desenvolver-se da seguinte forma:
- Sessões teórico/práticas – 6 horas
- Sessões práticas – 19 horas
Regime de Frequência: Presencial
Regime de avaliação dos formandos
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com oDespacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua”. A classificação decada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivoslegais da avaliação contínua.
Critério – Participação (40%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
| Duração | 25 horas. |
| Modalidade: | Curso de Formação |
| Formação | Específica |
| Acreditação | CCPFC/ACC-122934/24 |






