C56T1 | Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade

28-10-2025

Modalidade: Oficina de Formação: 50 horas (25+25 horas de trabalho autónomo)

Regime de Frequência: B-learning

Objetivos a atingir
No final da formação, os professores participantes devem:
- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional eas consequências para o ensino da Matemática;
- Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para oEnsino Básico;
- Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextosde trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AEde Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos da ação
Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada):
- Caracterização das novas AE de Matemática
- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática
- Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática
Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.
Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes geraistransversais (5 sessões de 2,5h cada):
- Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmentepode promover
- Análise de produções de alunos
- Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor
- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades
Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino daMatemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulasrealizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE.
Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades eatitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):
- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)
- Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)
- Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas eaperfeiçoamentos para futuro).
A primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomoe destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva.
Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curricularesconsideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalhoautónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos destaintervenção na prática letiva.

Metodologias de realização da ação

Presencial
A periodicidade deverá ser variável: começando de forma mais concentrada,passando a ser mais espaçada decorridos cerca de 2/3 da formação.
Sessões presenciais (momentos em pequenos e em grande grupo): análise ediscussão das orientações curriculares das AE e de textos teóricos que assuportam e apresentação e discussão da intervenção na prática letiva.
Sessões síncronas: resolução e discussão de tarefas de formação eplanificação e reflexão de uma intervenção na prática. As tarefas de formaçãoa propor nessas sessões poderão incluir a resolução de tarefas para alunos, oseu enquadramento curricular, a análise de produções matemáticas e deepisódios de sala de aula.
Trabalho autónomo: leitura das AE e de textos disponibilizados,na planificação, concretização e reflexão da intervenção naprática, preparação da apresentação, em pequenos grupos,dessa intervenção e elaboração de um trabalho final individual

Regime de avaliação dos formandos
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitandotodos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais enas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelosformandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidadesdesenvolvidas, e a sua participação na formação.

Critério – Participação (25%)

Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.

Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)

Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo.

Critério – Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (15%)

Indicadores - Entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.

Duração50 horas.
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-116109/22