Curso de Formação (25 horas presenciais)
Objetivos a atingir
1. Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica e o seu enquadramento histórico.
2. Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.
3. Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.
4. Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação, arte comoexpressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.
5. Integrar historicamente as respostas avançadas, avaliando o maior ou menor grau de disrupção, inconformismo einovação artística.
6. Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.
Conteúdos da ação
1. O problema filosófico da definição de arte. (5 horas)
2. Análise de cada uma das várias respostas, no interior do contexto histórico da sua apresentação:
2.1. Teorias essencialistas (a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma). (12 horas)
2.2. Teorias não essencialistas (a teoria institucional e a teoria histórica). (8 horas)
Metodologias de realização da ação
Considerando a especificidade da formação, que implica, para efeitos de verificação da aprendizagem, a permanenteaplicação do exposto, todas as sessões serão teórico/práticas.
Regime de avaliação dos formandos
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com oDespacho nº 4595/2015, de 6 de maio, o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cadaformando será realizada na escala de 1 a 10 conforme como indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivoslegais da avaliação contínua, nomeadamente o previsto no Regulamento Interno do CFAE de Viana do castelo e tendo por base aparticipação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Critério – Participação (40%)
Indicadores - Participação individual/grupo (Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes; Rigor, pertinência e clareza das intervenções; Interesse/motivação/iniciativa.
Critério – Produção de Trabalhos/Materiais (60%)
Indicadores - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos (Conhecimentos científicos e profissionais demonstrados; Apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos) Construção de materiais com intervenção direta no contexto educativo; Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica (entrega atempada; correção formal; rigor no conteúdo de acordo com as orientações estabelecidas.
| Duração | 25 horas. |
| Modalidade: | Curso de Formação |
| Formação | Específica |
| Acreditação | CCPFC/ACC-127098/24 |






