Curso de Formação (25 horas presenciais)
Objetivos a atingir
Os formandos deste curso devem:
a) desenvolver uma compreensão profunda do que é uma onda mecânica longitudinal que se propaga num meio elásticounidimensional homogéneo, visualizando-a como a sequência de vibrações sinusoidais harmónicas, e como ela éequivalente à propagação de ondas sinusoidais de pressão; verificar que as duas ondas associadas se propagam com amesma velocidade e têm o mesmo comprimento de onda, mas estão desfasados no tempo.
b) interiorizar a abrangência do conceito de campo em Física, que traduz sempre interações à distância e que pode seraplicado ao campo gravítico, ao campo elétrico ou ao campo magnético; entender a utilidade, o significado e os esquemasde linhas de campo, em especial no campo magnético; perceber as interações eletromagnéticas e explicar a lei do fluxo oude Faraday, em casos simples.
c) conseguir explicar, e justificar, o funcionamento do microfone e do altifalante e a produção de energia elétrica.
Conteúdos da ação
A - Introdução
- Abordagem ao Programa do 11º ano e correlação com os conhecimentos adquiridos no 10º ano. Conteúdos, objetivos emodo de funcionamento da ação. Distribuição da documentação.
B. Ondas mecânicas longitudinais
- O movimento harmónico simples (MHS), uma oscilação de um ponto material em torno de uma posição de equilíbrio.Elongação sinusoidal e(t). Amplitude A, frequência f, frequência angular ω e período T. Fases diferentes em instantesdiferentes.
- Onda harmónica a propagar-se ao longo de um meio unidimensional homogéneo e elástico numa direção horizontal.
Forças elásticas entre os diversos pontos do meio. Qualquer perturbação oscilatória num dos pontos do meio propaga-seaos pontos vizinhos. Velocidade de propagação. Período. Comprimento de onda. Ondas transversais e ondaslongitudinais.
- Desenvolvimento conjunto de esquemas ilustrativos da propagação de ondas longitudinais: oscilações horizontais apropagar-se num meio unidimensional horizontal. Visualização da propagação das ondas de pressão. Periodicidades. Aselongações e(t) e as alterações de pressão Δp(t). Correlações: o mesmo período, o mesmo comprimento de onda, masondas desfasadas.
C. Campos de forças e linhas de campo
O conceito vetorial de campo de forças é aplicável a todos os tipos de interações entre corpos à distância, ou seja,interações entre corpos que “não estão em contacto visível”.
- A Terra, cria o campo gravítico terrestre, G ⃗ , em todos os pontos do espaço, constante e igual em todos os pontos àaltura h da superfície da Terra (se h≪R_T, sendo R_T o raio da Terra). Força “à distância” do campo gravítico sobre umcorpo de massa m – o peso do corpo, P ⃗ =mG ⃗ . A aceleração da gravidade.
- Campo elétrico E ⃗ criado por carga pontual q à sua volta. Força F ⃗ =q'E ⃗ , que essa carga q exerce sobre outra cargapontual q' a uma certa distância da carga q. Lei de Coulomb.
- Uma carga pontual em movimento, qv ⃗ , cria, em cada instante, um campo magnético B ⃗ nos pontos à sua volta. Lei deBiot-Savart.
- Linhas de campo: sempre tangentes ao vetor campo em cada ponto, com o sentido do campo. Conceito válido paracampos gravíticos, elétricos e magnéticos, mas com uma especial importância no caso dos campos magnéticos.
- Interação eletromagnética (“reciprocidade”): cargas em movimento criam campos magnéticos (lei de Biot-Savart);campos magnéticos variáveis criam movimentos orientados de cargas elétricas (correntes elétricas).
D. Aplicação dos conhecimentos adquiridos às comunicações a curta e média distância.
O funcionamento dos microfones e dos altifalantes. O funcionamento dos geradores hídricos e dos geradores eólicos.
Metodologias de realização da ação
As sessões serão asseguradas por um formador, podendo estar presentes os dois formadores para uma maior vivacidadedos debates e discussões e uma maior eficácia da sua aplicação às atividades desenvolvidas no ensino secundário (ES).
Os formandos conhecem a generalidade dos conceitos enunciados acima, focados durante a sua preparação paradocentes do ES. Muitos já terão passado pela experiência de ensinar alguns destes conceitos no ES, com uma maior oumenor profundidade.
Em todas as sessões será promovida a apresentação de dúvidas, científicas, pedagógicas e/ou letivas, pelos formandos,num formato aberto de discussão e debates de ideias, bem como de eventuais vantagens que se poderão antever após ostratamentos científico-pedagógicos propostos no curso.
Serão discutidos em conjunto exercícios de aplicação dos conceitos focados. Haverá sessões frequentes de resolução deproblemas, e debates sobre os seus fundamentos, para testar a interiorização dos conceitos focados.
Regime de avaliação dos formandos
PARTICIPAÇÃO (40%)
Participação individual/grupo
- relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes
- rigor, pertinência e clareza das intervenções
-interesse/motivação/iniciativa
PRODUÇÃO DE TRABALHOS/MATERIAIS (60%)
Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos
- conhecimentos científicos e profissionais demonstrados
- apresentação do trabalho e/ou materiais produzidos
Prova de conhecimentos ou Documento de Reflexão Crítica
- entrega atempada
- correção formal
- rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo/a formador/a
A avaliação a atribuir aos formandos docentes é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores.
Duração | 25 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-135027/25 |