Modalidade: Curso de Formação: 15 horas (7h presenciais e 8h não presencias Síncronas)
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos a atingir
Este curso tem como objetivos:
● Preparar os professores para lidar com as mudanças e desafios da era digital.
● Encorajar o uso da metodologia de trabalho de projeto.
● Desenvolver competências de liderança, trabalho em equipa, resolução de problemas e comunicação.
● Promover a inclusão e a diversidade, bem como a compreensão e o respeito mútuo.
● Fomentar o uso seguro e responsável da Internet.
● Ajudar os alunos a desenvolver a sua autoconfiança e autoestima.
● Melhorar as competências de pesquisa, análise e interpretação de dados.
● Estimular a criatividade e a capacidade de encontrar soluções inovadoras para problemas.
● Estabelecer ligações entre a vida escolar e a vida no mundo real.
● Aumentar a consciência dos alunos sobre o uso de recursos digitais e tecnológicos na educação.
Conteúdos da ação
1. CONTEÚDOS DA ACÇÃO (Descriminando, na medida do possível, o número de horas de formação relativo a cadacomponente) 3000
Sessão presencial (7 horas):
● Apresentação da ação na modalidade de Curso, conteúdos programáticos e explicitação do modo como se processa aavaliação.
● Sessão plenária: “O que é a ESEP/o eTwinning: da planificação ao desenvolvimento de um projeto”.
● Mesa Redonda: “Partilha de práticas sobre o trabalho colaborativo entre escolas europeias”, seguida de debate.
● Sessão plenária: “Cidadania Digital”.
● Mesa Redonda: “Aprendizagens que inspiram” (divulgação projetos ERTE).
● Divulgação da “Academia Júnior eTwinning”.
Sessões síncronas (8 horas):
• Descobrir a ESEP /explorar o eTwinning.
Funcionalidades do espaço pessoal
Passos a seguir para estabelecer parcerias eTwinning
• Dinamizar o TwinSpace.
Potencialidades do espaço
Organização, gestão e dinamização
• Planificação de um projeto eTwinning.
Planificação colaborativa de um projeto eTwinning
• Ferramentas digitais: da teoria à prática.
Exemplos de ferramentas digitais que podem ter utilidade no desenvolvimento de projetos eTwinning.
Inclusão no TwinSpace dos produtos construídos com ferramentas digitais.
Metodologias de realização da ação
O curso de formação irá decorrer na modalidade de Blended Learning com 1 sessão em regime presencial e as restantesem regime de sessões síncronas, com a seguinte distribuição: 15 horas de trabalho conjunto, distribuídos em 7 horaspresenciais e 8 horas não presenciais síncronas. Nas sessões de trabalho em regime não presencial, os formandos serãoconvidados a estar presentes numa sala de videoconferência para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/oudemonstração das aplicações a abordar. Com o intuito de aumentar a envolvência dos formandos com a plataformaeTwinning, todos os recursos serão colocados num projeto criado para o efeito e as atividades organizadas nesse mesmolocal. No final da formação, será solicitado aos formandos a construção de um relatório que espelhe o seu percurso e assuas experiências de desenvolvimento profissional, vividas ao longo da formação.
Regime de avaliação dos formandos
Qualidade das intervenções no fórum criado no âmbito do projeto de apoio à formação
Interações múltiplas no referido fórum
Relevância pedagógica da planificação de projeto elaborada
Relatório de reflexão crítica final
A avaliação final será quantitativa de acordo com a carta circular CCPFC 3/2007 expressa na escala:
Insuficiente –1 a 4,9
Regular – 5 a 6,4
Bom – 6,5 a 7,9
Muito Bom Bom – 8 a 8,9
Excelente – 9 a 10.
A avaliação realiza-se, respeitando o enquadramento legal em vigor, sendo a classificação efetuada na escala de 1 a 10, conforme o Despacho 4595/2025, de 06 de maio, com base nos critérios e indicadores, bem como nas ponderações definidas no Regulamento Interno do CFCVC.
Formação a Distância
Demonstração das vantagens para os/as formandos/as no recurso ao regime de formação a distância
A formação a distância representa uma mais-valia para a realização de momentos de trabalho em conjunto, quebrando abarreira da distância e permitindo a exploração, partilha e comunicação com recurso a plataformas online.
Nas sessões de trabalho conjunto, em regime não presencial, os formadores irão recorrer aos seguintes suportes paraapresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão e reflexão com osformandos a partir de uma sala de videoconferência e, tendo por base, a exploração de conteúdos disponibilizados numespaço próprio na plataforma eTwinning. Nesse espaço, os formandos vão encontrar: - Conteúdos da sessão;
- Tarefa a realizar;
- Hiperligação para as ferramentas a explorar;
- Manuais das ferramentas (toolkits que incluem vídeos, PDF, Word ou outros);
- Exemplo de recursos criados com diferentes ferramentas;
- Sistemas comunicação/interação;
- Fóruns de discussão;
- Salas de Chat
As sessões de formação não presenciais e síncronas serão desenvolvidas através de um sistema de Videoconferência,por exemplo, via Plataforma Zoom, com entrada de todos os formandos e formadores na sala virtual, no horário estipuladodo cronograma da ação de formação.
- A plataforma de suporte à componente não presencial conterá toda a documentação fundamental e de apoio à ação deformação com o objetivo de proporcionar atividades colaborativas, de reflexão e de partilha entre os formandos.
- Pretende-se que todos os formandos possam receber, em tempo útil, feedback dos trabalhos em desenvolvimento, nosentido da sua melhoria.
Distribuição de horas 7
Nº de horas online síncrono 8
Nº de horas online assíncrono
Demonstração da existência de uma equipa técnico-pedagógica que assegure o manuseamento das ferramentas eprocedimentos do formação a distância
A formação será dinamizada por uma equipa de formadores acreditados na área das tecnologias na educação, detentoresde vasta experiência em formação, tanto no regime presencial, como na configuração e manuseamento de sistemas deformação a distância.
De igual modo, vários elementos da equipa de formadores estiveram envolvidos em iniciativas nacionais, tais como, naformação de formadores do Plano de Capacitação Digital de Docentes - no âmbito do Plano de Transição Digital, entre outros.
Duração | 15 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-120681/23 |